Cristina também é diretora e roteirista, e trabalhou como produtora de elenco em várias ocasiões.
Trabalhos dirigidos por ela foram apresentados no Reino Unido, Austrália, Espanha, Brasil e Estados Unidos.
Sua produção de elenco da websérie Não É Você... foi indicada ao Prêmio de Melhor Elenco de Comédia no 1º Rio Web Fest.
Você pode ler mais sobre os projetos anteriores dela abaixo.
Joyous Depression
Cocriadora e coescritora de um monólogo de comédia sobre depressão, construído a partir das experiências pessoais do ator, pesquisa acadêmica e entrevistas com pessoas que sofrem de depressão e psicólogos. A peça explora a mente de uma pessoa com depressão, usando vários momentos de humor. Explora temas como a influência da nossa infância na nossa visão de mundo como adultos, como isso reverbera nas nossas ações e decisões atuais, e em última instância, na nossa realidade atual e como as pessoas lidam com isso para seguir em frente - ou não.
The Kafkian Monkey
Baseada no conto de Franz Kafka, uma das maiores figuras da literatura do século 20. Red Peter, o incrível macaco que virou humano, conta aos Membros da Academia (o público) a história sobre como e porque isso aconteceu. A peça explora questões tais como "O que é liberdade?", "A liberdade é uma escolha?", "Qual o preço do sucesso?", entre outros temas que afetam a nós enquanto seres humanos.
Who Da Man?
Diretora e criadora da peça, inspirado na temática dos absurdos do mundo corporativo e entrevistas de emprego. Foram utilizados, como ponto de partida, textos desde a peça El Método Gronholm, do dramaturgo catalão Jordi Galcerán, até diálogos do personagem Dilbert, de Scott Adams, e improvisações dos atores.
The Catcher in the Rye
Diretora de uma peça de processo colaborativo baseada em “O Apanhador nos Campos de Centeio”, de J.D. Salinger (estreada na RADA), trabalhando com um elenco de 4 jovens atores e conduzindo seu processo na criação de seus próprios personagens refletidos nos personagens do livro.
L’Amour, La Mort
Cocriadora e Codiretora dessa peça baseada na obra de Jean Genet, trabalhando com um elenco de mestrandos (RADA – Royal Academy of Dramatic Arts).
Measure for Measure
Cocriadora e Codiretora dessa peça baseada no texto original de Shakespeare, Medida por Medida, trabalhando com um elenco de mestrandos (RADA – Royal Academy of Dramatic Arts).
Assistente de Direção
Assistente dos diretores: Adriano Cypriano, René Piazentin (Cia dos Imaginários), Fernando Faria (Comparsaria Teatro) e Edu de Paula. Textos clássicos e modernos, e processos colaborativos.
Grocally - vídeos institucionais
Diretora e editora de 2 vídeos para a Grocally, startup de entrega de vegetais frescos sediada em Melbourne, Austrália: um vídeo institucional e um vídeo contendo entrevista com o agricultor fornecedor.
Não É Você... - websérie
It's Not You... - websérie
Cristina Lark escreve desde cedo, tendo ganho alguns prêmios escolares de criatividade e narrativa. Ela continuou a desenvolver e aprimorar sua habilidade ao longo de sua trajetória, formando-se em Publicidade pela USP.
Ainda na universidade, foi finalista do Prêmio Apple de Criatividade em Propaganda – Categoria Estudante. Trabalhou como redatora em agências de publicidade antes de dedicar-se integralmente à carreira de atriz.
Durante o mestrado na Royal Academy of Dramatic Arts (RADA), em Londres, criou e dirigiu uma adaptação para teatro do livro O Apanhador Nos Campos de Centeio, que teve casa lotada e foi amplamente elogiada. A adaptação conta com cenas extraídas do livro e material escrito por Cristina e pelos atores, em processo colaborativo.
Na Austrália, co-escreveu a peça Joyous Depression, monólogo de comédia sobre depressão, baseado nos relatos do ator Nores Cerfeda, em pesquisa de literatura acadêmica sobre o tema, entrevistas com portadores de depressão e psicólogos e psiquiatras.
Além de escrever seu próprio material, fez a tradução e localização de duas premiadas webséries britânicas: Future Duck!, de Henry Dalton, em que a tradução ao espanhol garantiu o prêmio de Melhor Websérie na categoria Escolha Popular no FEW - Festival Español de Webseries, e Chronicles of Syntax, de Susan E. Clarke.
Cristina Lark é poliglota e trabalha em inglês, português, espanhol, catalão, francês e italiano.
Foi assistente da diretora de casting americana Carol Dudley, CDG (Casting Directors Guild) para projetos ingleses e americanos (SAG-AFTRA), e também trabalhou com diretores de casting da BBC, Dan Hubbard (diretor de casting do filme Capitain Philips, entre outros), Rosalie Joseph (diretora de casting da série LOST e da ABC) e Suzy Catliff.
Sua experiência com casting nos dois lados da câmera despertou uma paixão sobre os mecanismos de escolha de elenco, e sobre um casting inclusivo e desafiador de padrões físicos e étnicos vigentes, principalmente no que diz respeito a papéis femininos e de estrangeiros na indústria cinematográfica e televisiva internacional.